Entrevistas

Como lidar com uma separação de um casal numa relação amorosa

Por: Ramy Arany

A separação de um casal numa relação amorosa sempre traz momentos difíceis, pois envolve sentimentos, emoções e principalmente as escolhas. De uma forma geral, ninguém começa um relacionamento pensando em se separar, porém o fato é que as separações existem e com isto a necessidade de se saber lidar com ela. Esse é o tema da coluna da terapeuta comportamental Ramy Arany.

O fim de um ciclo de relacionamento é quase sempre muito doloroso, tumultuado, confuso, conflitante, causando maior ou menor impacto entre o casal envolvido. Quando o casal se separa, os filhos, a família e os amigos também fazem parte da separação, ou seja, este elo também acaba sofrendo os impactos decorrentes do rompimento. Dependendo do casal, este impacto atinge a sociedade chegando até ser global, como esta sendo a repercussão da separação de Angelina Jolie e Brad Pitt, dentre outros famosos.

This is image post

Como lidar com uma separação de um casal numa relação amorosa

A maioria das pessoas que finda uma relação, passa por algumas situações emocionais que precisam ser enfrentadas para que haja a transformação dos impactos emocionais e assim, poder potencializar a força interna para reconstruir a vida que seguirá de forma diferente rumo a um novo ciclo.

Agora, vou dar algumas dicas para estas situações:

Se fortaleça no amor e no acolhimento da família e dos amigos de confiança. Isto lhe trará a certeza de que não está sozinho (a).

Logo após o momento em que se toma o conhecimento da separação, a sensação é de que tudo sai do lugar e que não há controle sobre a situação. Isto gera um choque emocional que para cada pessoa pode gerar consequências diferentes. Compartilhe este momento com amigos ou familiares que você tenha confiança, para que você possa se sentir fortalecido (a). É muito bom saber com quem podemos contar neste momento.


Veja mais no site Ana Maria Braga