Você perguntou: Quais os riscos da moleira do bebe?

O que acontece se apertar a moleira de um bebê?

De acordo com a pediatra, quando a moleira está um pouco levantada pode ser sinal de meningite (inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal). “Se a alteração for acompanhada de febre, a criança deve ser levada ao pediatra”, alerta.

Como saber se a moleira do bebê está normal?

A moleira funda é exatamente o que o nome diz. A fontanela fica afundada em relação ao crânio. Se a criança se mantém ativa e bem, pode não ser nada. Porém, se ela estiver mais quieta do que o normal, pode significar alguns problemas: desidratação e desnutrição.

Qual é a função da moleira?

As moleiras têm funções muito importantes. A primeira é permitir que a caixa craniana do bebê se contraia na hora do parto, para facilitar a passagem de sua cabeça pelo canal vaginal. … Já a moleira anterior, que fica no alto da cabeça, costuma fechar a partir dos nove meses de vida até a criança completar um ano e meio.

Quais os cuidados que devemos ter com a moleira do bebê?

Além de prestar atenção à circunferência craniana, é importante ter alguns cuidados diários com a moleira do bebê. Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira.

É INTERESSANTE:  Como fazer suco para bebe de 6 meses?

O que significa moleira pulsando?

Moleira pulsando com mais pressão: ocorre quando a criança apresenta cólicas, tosse ou febre. Moleira baixa ou funda: indica que o crescimento do crânio está abaixo do esperado, podendo significar desidratação ou patologias.

O que é moleira tensa?

Uma fontanela tensa ou protuberante ocorre quando há aumento de líquido ou inchaço no cérebro, causando pressão aumentada dentro do crânio.

Qual é o tamanho normal de uma moleira?

A fontanela anterior (bregma) tem a forma de losango, com tamanho variando entre 1 e 3 cm. O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 8 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido.

Porque o bebê fica com a moleira funda?

A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos …

É normal a moleira do bebê fechar com 3 meses?

“A fontanela anterior, que fica no topo da cabeça, fecha a partir dos 9 até os 18 meses. Já a fontanela posterior tem que fechar até os 3 meses de vida.

Como é a moleira do Recém-nascido?

Estamos falando da moleira do bebê, que é aquela parte mais macia que fica na região do couro cabeludo. Você consegue senti-la se passar a sua mão nessa parte, pois verá que é um pouco mais mole e flexível do que o restante do local.

Quais são os tipos de fontanelas?

O crânio do recém-nascido possui quatro fontanelas, a fontanela anterior ou bregmática, a fontanela posterior ou lambdóidea e as fontanelas mastóidea e a esfenoidal.

É INTERESSANTE:  Quais as vantagens do aleitamento materno exclusivo?

Como é uma moleira alta?

Quando a moleira está alta e tensa, não flexível, pode ser sinal de aumento da pressão dentro do crânio. Quando a moleira está afundada e a criança estiver quieta, sem interesse em mamar e com diminuição do xixi, podemos pensar em desidratação. Em ambas situações, a avaliação do pediatra é muito importante.

É normal a moleira do bebê mexer?

A moleira pulsando é outra coisa que pode causar preocupações, mas é completamente normal. “A cabeça do bebê é muito fina, por isso a pulsação do coração pode aparecer lá”, explicou Clay.

Meu milagre